sábado, 4 de abril de 2009

Torey Hayden, "Uma Criança em Perigo"




Neste livro, Torey conta-nos um dos seus casos mais difíceis. Trabalhava na cidade há 3 anos, na clínica Sundry Clinic, como directora de investigação e terapeuta. Entretanto, decidiu mudar de emprego e aceitou o lugar de professora/educadora de crianças com distúrbios comportamentais, em Pecking, uma pequena cidade americana.
A sua turma era constituída por 4 alunos, mas desde logo uma menina lhe despertou a atenção, Jadie. Jadie tinha 8 anos e julgava-se e comportava-se como um fantasma: não falava, não ria e não chorava; ela sofria de mutismo electivo, ou seja, recusava-se a falar com estranhos, vivia dobrada sobre si própria, num mundo à parte. Mas, em casa, os pais garantiam que ela falava, ao contrário do que acontecia na escola.
Torey sabia que tinha de conseguir pô-la a falar o mais rápido possível e assim foi: logo na primeira abordagem, Jadie falou, pois Torey transmitia-lhe paz e confiança e Jadie chegou mesmo a chamar-lhe Deus.
A evolução do caso de Jadie foi lenta, mas Torey nunca desistiu. Entretanto, Jadie começou a aparecer na escola depois das aulas e falava dos seus problemas (mas tinha quer ser com a porta fechada).
A pouco e pouco, foi confessando os abusos sexuais a que era sujeita, mas sem conseguir identificar os agressores; Jadie dizia os nomes deles mas esses nomes correspondiam a personagens da série “Dallas” e, sendo assim, era difícil acreditar, devido à sua perturbação psicológica. Torey foi começando a desesperar, pois nenhuma das suas experiências anteriores a tinha preparado para este caso.
Após muito ponderar, Torey apresentou queixa na polícia e Jadie e as irmãs (Amber e Sapphire) foram retiradas aos pais e colocadas numa família de acolhimento. Após intensas buscas, nada se concluiu acerca da identidade dos agressores, pois os nomes que Jadie dava a quem a magoava eram falsos.
Esta história foi escrita doze anos depois de ter acontecido e Torey, no final do livro, escreveu um epílogo onde contava como Jadie vivia então, no presente, quase com 20 anos. Jadie encontrava-se muito bem e era feliz.


Alexandra Soares
10ºA nº1

1 comentário:

  1. Gostei do resumo :)
    estou a ler este livro e estou a gostar muito, e gosto sempre de escrever resumos dos livros que leio por isso já me deste uma ajuda!

    ResponderEliminar